Coerência
Durante as inúmeras
comemorações de final de ano no último mês que passou, dentre os diversos
presentes ganhados, graças a Deus, a maioria deles não palpáveis, não
materiais, o que mais me marcou foi a frase: "Aja antes de falar e,
portanto, fale de acordo com os seus atos." (Confúcio)
Tal frase veio junto com a virtude: COERÊNCIA.
...
Não saem da minha cabeça.
Tenho tentado implantar tal coerência nos meus atos diários, na minha vida, em tudo. Na educação da minha filha, na convivência com o marido e o enteado, com a família, com os amigos e amigas... ufa, não é fácil.
Então, dentre os mais de 20 livros que descobri estarem já começados a ler, hoje estou lendo alguns pensamentos de Santa Teresinha de Lisieux. Diante dos conflitos internos que tenho vivido, minha visão do livro está um pouco diferente de quando o iniciei há mais de 4 anos atrás. Porém, um pensamento em especial, fez-me lembrar com imenso carinho do grupo "Unidas a Jesus" e venho aqui transcrever a mensagem que, assim que o meu celular voltar a "respirar", enviarei a elas:
"
E, para o ano que está começando, espero que a presença de nosso tão amado Jesus entre nós possa nos conduzir cada vez mais "à luz do alto". Desejo a cada uma e a todos os seus familiares: paz, saúde, força, harmonia, sabedoria e todas as virtudes que podemos imitar de Maria e de seu filho tão amado.
Mais uma vez, desculpem por estar tão atrasada, mas saibam que as palavras hoje me vêm da alma e era assim que eu gostaria de abraçar cada uma tão especial, com a minha alma.
Transcrevo-lhes alguns trechos do livro que estou relendo e que me tocaram bastante. São pensamentos de Santa Teresinha de Lisieux:
"A luz do alto
Os carvalhos dos nossos campos,
quando estão isolado, lançam ramos à direita e à esquerda, sem que nada os
detenha, mas jamais atingem uma grande altura. Por outro lado, olhai os
carvalhos das florestas que, imprensados por todos os lados, só recebe luz do
alto. Por isso, o tronco é desprovido desses ramos disformes que sugam sua
seiva necessária para crescer. Não vêem senão o céu, e assim toda a força se
concentra aí, e depressa atingem grande altura. Na vida religiosa, a irmã, como
o carvalho novo, encontra-se subjugada pela Regra por todos os lados, e todos
os seus movimentos são tolhidos pelas árvores da floresta... Mas possui luz,
quando olha para o Céu; só aí descansa sua vista, e nunca deve temer subir
demasiadamente nessa direção..."
"É impossível que um coração, que só encontra descanso no sacrário, ofenda Jesus a ponto de não poder recebê-lo. O que entristece Jesus, o que fere seu coração, é a falta de confiança."
"Fora do amor, não conheço outro meio para alcançar a perfeição. Amar! Para isso é que nosso coração foi feito. Às vezes, procuro outra palavra para exprimir o amor, mas nesta terra de exílio, as palavras são impotentes para reproduzir todas as vibrações da alma. Assim, é mister atermo-nos a esta única palavra: AMAR!"
Preciso ser coerente na minha vida. Aprender a agir sem falar, deixar que meus atos e atitudes falem por mim. Estou tentando, sei que não será fácil, mas vou neste caminho.
Comentários
Postar um comentário